Ingleses - 48 3369.3982 | Canasvieiras 48 3223.8004 sac@portalgrupolitoral.com.br

Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor – IPVA

Quem possui algum veículo automotor como carro, moto, caminhão, vans e ônibus, deve ficar atento ao pagamento do IPVA SC 2018. Este é um imposto que incide para proprietários de veículos automotores. Assim como o DPVAT e o Licenciamento, o IPVA é um tributo anual obrigatório. O não pagamento pode resultar em consequências legais para o motorista. A perda de pontos na carteira e até a possibilidade de ter o veículo apreendido são os resultados mais comuns.

Os proprietários de veículos já estão habituados ao recolhimento deste imposto. Para quem comprou um carro ou moto recentemente, por exemplo, é bem provável que tenha muitas dúvidas sobre o funcionamento e o pagamento deste imposto.

 

Nosso guia completo sobre o IPVA SC 2018

Pensando em esclarecer as principais dúvidas sobre o pagamento e a aplicação dos recursos vindos do IPVA, organizamos algumas informações e dicas importantes a respeito deste importante imposto.

 

IPVA SC 2018

O Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor – IPVA – reincide sobre todos os proprietários de veículos automotores que residem no Estado de Santa Catarina. O imposto é recolhido anualmente e o seu pagamento é obrigatório, se tornando essencial para o licenciamento do veículo.

O seu objetivo é arrecadar dinheiro para abastecer os cofres do estado. Com esses recursos é possível fazer melhorias em algumas áreas essenciais para a sociedade, como por exemplo, as rodovias e a saúde. Metade da arrecadação obtida com o pagamento do IPVA fica sob a gestão do Governo do Estado. A outra parte vai para os municípios onde o veículo foi registrado. Parte do dinheiro que vai para as cidades é utilizado para a melhoria das ruas, estradas e acessos públicos. Outra parte é investida na melhoria dos serviços públicos, como escolas, parques e hospitais. O valor a ser cobrado depende de cada estado e o tipo de veículo. Para saber quanto deverá ser pago, o proprietário deverá realizar a consulta através do site do Detran.

 

Consulta IPVA SC 2018

Por meio do site da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina é possível realizar uma série de consultas e obter todas as informações mais importantes acerca do veículo. Hoje, graças à internet, o acesso à informação ficou simplificado. Por meio dos sites é possível realizar uma série de atividades de uma forma bastante simples. Para consultar o valor do IPVA SC 2018 para o veículo consultado, confira o passo a passo que elaboramos a seguir:

Consulta IPVA SC 2018 - Detran

Passo 1 – Abra o seu navegador predileto e digite o endereço do site da SEFAZ SC na barra de endereços: consultas.ciasc.gov.br e espere a página carregar completamente.

Passo 2 – Ao olhar a página, você verá que realizar a consulta é muito mais simples do que aparenta. Basta inserir o número da “PLACA” e do “RENAVAM” do veículo que deseja consultar e depois clicar em OK.

Passo 3 – Pronto! Dentro de poucos segundos você será capaz de conferir todas as informações relacionadas ao valor a ser pago de IPVA SC 2018.

Agora chegou o momento de conferir as datas e formas de pagamento de acordo com o seu veículo. Confira mais informações a seguir por meio da tabela IPVA SC 2018:

 

Calendário IPVA SC 2018

 

Calendário IPVA 2018 SC

 

Depois de conferir as datas, chegou o momento de saber o que deve ser feito para realizar o pagamento dos débitos relacionados a seu veículo. Confira a seguir:

 

Pagamento IPVA SC 2018

O primeiro passo é imprimir a guia de pagamento do IPVA SC 2018. Caso você tenha perdido o boleto, entre no site do Detran SC e imprima o guia de pagamento. Todo o processo leva apenas alguns segundos. Será necessário contar com uma impressora para poder realizar a impressão do documento. Após realizar a consulta do IPVA SC 2018 por meio do site do Detran, o proprietário deverá efetuar o pagamento em uma dessas opções de banco: Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

O pagamento IPVA SC 2018 poderá ser feito tanto pelos guichês de autoatendimento quanto pelas caixas dessas instituições. Após a realização do pagamento, peça o comprovante e guarde-o em um local seguro. Pronto! Agora é só esperar de 1 a 5 dias úteis para que a situação do seu veículo seja regularizada.

 

Grupo Litoral pode ajudar você nessa tarefa

Mas se você, por qualquer motivo, não queria passar por todo esse processo para pagar o seu IPVA SC 2018, nós podemos fazer isso para você! Basta entrar em contato com o Despachante Litoral e um de nossos especialistas irá auxiliar e concluir esse trabalho para você. Tudo de uma maneira prática e rápida. Afinal de contas estamos sempre a sua disposição para o que você necessitar. Conte sempre com o Grupo Litoral!

 

Detran SC

Caso tenha algum problema em quitar o IPVA SC 2018 você pode se dirigir uma unidade do Detran SC ou entrar em contato conosco no Despachante Litoral. Iremos auxiliar você a resolver a sua situação da melhor maneira possível. Entre contato agora mesmo com uma das empresas do Grupo – Autoescola Litoral, Despachante Litoral e Vistoria Litoral. Consulte sobre emissão e renovação de CNH, débitos do veículo, licenciamento de veículos, 2ª via de documentos e outros serviços.

Vale ressaltar que não pagar o IPVA SC 2018 pode resultar em problemas para você. Por isso, é muito importante estar em dia com esse e os outros impostos obrigatórios sobre a propriedade de seu veículo.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação ao IPVA SC 2018, é só deixar um comentário com suas dúvidas para que nós possamos te ajudar.

 

Compartilhe esse post com seus amigos e familiares e continue acompanhando o nosso Blog.

 

Até a próxima.

 

Deixe seu Comentário