Ingleses - 48 3369.3982 | Canasvieiras 48 3223.8004 sac@portalgrupolitoral.com.br

Tirar a carteira de habilitação é um sonho desejado por muitos. Este é um documento que representa independência, mobilidade e até a oportunidade de uma melhor colocação no mercado de trabalho. 

Mas conquistar a primeira carteira de habilitação, é necessário cumprir alguns requisitos e um processo que pode ser um pouco demorado e que exige dedicação do candidato.

Para que você entenda melhor como funciona todo o processo, vamos falar neste texto do tempo necessário, etapas, prazos, dicas e de como você pode acelerar para tirar a sua habilitação mais rápido.

Por isso não deixe de ler este texto até o final!

Quanto tempo demora o processo para a carteira de habilitação.

O tempo médio para tirar a primeira carteira habilitação é de 4 a 6 meses, sendo que isto depende da sua dedicação. Mas segundo a lei, você pode demorar até 12 meses a partir da data de liberação para as aulas na autoescola pelo DETRAN.

Etapas necessárias para a carteira de habilitação.

O processo para conquistar a sonhada carteira de habilitação, está divido em 03 etapas obrigatórias:

Exame médico e psicotécnico: Este é realizado em clínica ou consultório autorizado pelo DETRAN. Este será realizado entre 07 a 10 dias, dependo da disponibilidade de agendamento.

Aulas teóricas e prova teórica: As aulas são realizadas pela autoescola que você escolheu e a prova será aplicada pelo DETRAN da sua cidade.  Esta etapa da carteira de habilitação dura em média 60 dias.

Aulas práticas e exame prático:  A última parte do processo de habilitação, inclui aulas práticas de direção que são obrigatórias até atingir a carga horária prevista por lei.

Depois de cumprida as aulas, você estará autorizado a realizar a prova prática no DETRAN. Está parte do processo pode durar até 90 dias sem contar eventuais reprovações que podem acontecer no exame prático.

Para conter o nervosismo na hora da prova prática de direção, veja nosso conteúdo com dicas para conter o nervosismo na hora do exame.

Dicas para conquistar a sua carteira de habilitação da melhor maneira.

Escolha a Autoescola certa:

Decidir em qual Autoescola realizar a sua carteira de habilitação é o passo mais importante. Se você está na dúvida em como escolher a melhor Autoescola, produzimos um material exclusivo para auxiliar na sua decisão:

Baixe aqui o infográfico de como escolher a melhor Autoescola.

Evite atrasos durante as etapas:

Quanto mais tempo demorar para cumprir cada uma das etapas, maior será o seu atraso para conseguir a carteira de habilitação. Sendo assim, só depende de você.

Lembre-se, o tempo para o processo de habilitação inicia quando é dada a entrada no Registro Nacional de Carteira de Habilitação e não quando começam as aulas na Autoescola.

Reserve um tempo para estudar:

Esclareça todas as suas dúvidas com os instrutores, realize simulados para testar seus conhecimentos, planeje um tempo do seu dia para estudar em casa e mesmo assim não deixe de estudar antes das provas.

Fique atento aos detalhes na prova prática:

Preste atenção aos procedimentos básicos antes dirigir, uso de cinto de segurança, sinais de trânsito, velocidade permitida e evite erros na hora de realizar a baliza.

Como tirar a carteira de habilitação mais rápido.

Algumas Autoescolas possuem planos para quem precisa de tirar a carteira de habilitação no menor tempo possível.

Estes planos são elaborados de acordo com a sua necessidade disponibilidade de tempo e dinheiro, podendo reduzir o processo para tirar a CNH para até 70 dias úteis.

 Para saber como conquistar a carteira de habilitação em menor tempo, conheça aqui algumas opções de planos.

Espero que este conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como conseguir a sua tão sonhada carteira de habilitação e também como conseguir de uma maneira mais rápida.

Até a próxima!

Deixe seu Comentário