Ingleses - 48 3369.3982 | Canasvieiras 48 3223.8004 sac@portalgrupolitoral.com.br

Faltas na prova do Detran que podem gerar eliminação

Um dos momentos mais críticos e temidos pelos futuros condutores no momento de tirar a carteira de motorista é a Prova do Detran. Mesmo que você já se considere um bom condutor e se sinta seguro do que é preciso fazer durante a prova, vale alguns conselhos para que nada atrapalhe o resultado no final deste processo. Acompanhe este post e confira algumas faltas na prova do Detran que podem eliminar o futuro condutor no se processo de habilitação.

Prova Detran

 

Antes da prova você já é considerado um condutor

Mesmo que o aluno não seja habilitado ainda, no dia da prova ele está sendo avaliado como um motorista habilitado. Para o examinador você já dirige há anos. Isso porque o examinador já nos considera motoristas, considera que estamos habilitados e só querem confirmar isso com uma assinatura e um carimbo. Portanto, é assim que o examinador do Detran vê cada aluno: como habilitado e pronto para andar no trânsito. E é isso que ele quer ver, ele espera que você mostre prá ele como vai dirigir depois que pegar a PPD. Por esse motivo é que o aluno é avaliado segundo as infrações do CTB, não tem diferença não.

 

Uma prova para um trânsito real

Assim como no trânsito, o aluno responde por infrações ou faltas que são divididas em 4 etapas durante toda a prova do Detran:

I – Faltas eliminatórias

II- Faltas graves

III- Faltas médias

IV- Faltas leves.

A única diferença é que no trânsito as infrações rendem pontos na carteira de motorista. Já na prova do Detran, as infrações são consideradas faltas e valem pontos negativos na nota final do futuro condutor. Veja como você será avaliado e as consequências das faltas na prova do Detran.

 

Como funciona a prova

Basicamente, a avaliação é composta por dois momentos: estacionamento e circulação.

A etapa do estacionamento nada mais é do que a temida baliza, em uma área delimitada, sem atingir os bloqueios.

Com relação ao tempo, dependerá da categoria de habilitação. A categoria B exige que a ação seja concluída entre dois e cinco minutos. Na categoria C e D, o tempo fica entre três e seis minutos. Já na categoria E isso deve ocorrer entre cinco e nove minutos.

Durante o deslocamento do veículo, todas as etapas necessárias para conduzir o automóvel em segurança serão analisadas. Isso significa que os mínimos detalhes, como acionar a seta ou utilizar o cinto de segurança, são avaliados pelo examinador.

 

Sistema de avaliação na Prova do Detran

Vamos começar com as infrações graves. Depois de habilitado essas valem 7 pontos na carteira de motorista do condutor. Enquanto que no dia do exame somam 3 pontos negativos para o aluno. Cometeu uma dessas no dia da prova não pode errar mais.

As infrações médias do CTB – Código de Trânsito Brasileiro – rendem 5 pontos depois de habilitado e 2 pontos negativos no dia da prova. No caso de cometer uma falta dessas, só pode repetir mais uma infração leve para não reprovar.

As infrações leves rendem 4 pontos para o condutor habilitado e 1 ponto negativo para o futuro condutor no dia da prova do Detran. Essa infração permite ao aluno cometer mais duas infrações leves ou mais uma infração média. Excedendo essa situação o processo acaba ali mesmo.

Prova Detran

 

Faltas na prova do Detran que podem reprovar

Mas com o objetivo de ajudar nesse momento tão importante, preparamos um material com as principais faltas que podem reprovar o condutor e que são facilmente esquecidas:

  1. Desobedecer à sinalização de parada obrigatória (falta eliminatória);
  2. Ultrapassar o limite de três tentativas no tempo estabelecido para fazer a baliza (falta eliminatória);
  3. Não colocar o cinto de segurança (falta grave);
  4. Não sinalizar manobra com antecedência (falta grave);
  5. Não dar preferência ao pedestre (falta grave);
  6. Acionar a embreagem antes de pisar no freio (falta média);
  7. Deixar o carro morrer após o início da prova (falta média);
  8. Ignorar os espelhos retrovisores (falta leve);
  9. Avançar sobre o meio-fio (falta eliminatória);
  10. Usar a contração de direção (falta eliminatória);
  11. Avançar a via preferencial (falta eliminatória);
  12. Provocar acidente durante a realização do exame (falta eliminatória);
  13. Exceder a velocidade indicada na via (falta eliminatória);
  14. Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima (falta eliminatória).

 

Você pode conferir outras faltas na prova do Detran que tiram pontos e podem prejudicar o futuro condutor no processo seu processo de habilitação. Acesse o site do Denatran e leia a Resolução 168 do Detran que explica todos os detalhes do que do irá fazer parte da prova.

Lembre-se que você precisa estar confiante e transmitir segurança para o examinador. Demonstre a ele que você será um condutor consciente e preparado para contribuir para um trânsito melhor.

 

Compartilhe esse post com seus amigos e familiares e continue acompanhando o nosso Blog.

 

Até a próxima!

 

 

Deixe seu Comentário